top of page
  • Foto do escritorPsiSono

Melatonina e sonhos bizarros, há relação?


Matéria (traduzida e adaptada) do portal do The Huffington Post, de 11 de abril de 2016

Existe realmente uma conexão entre melatonina e sonhos estranhos?

A Pergunta: Tomar melatonina provoca sonhos mais estranhos que o habitual?

Sarah Hagi, uma escritora canadense de 24 anos, sempre se lembrou de seus sonhos – e é por isso que ela notou algo muito peculiar acontecendo logo depois que começou a tomar melatonina, um suplemento para induzir o sono muito popular nos Estados Unidos.

“Definitivamente, eu tenho sonhos mais estranhos quando tomo melatonina”, disse ao The Huffington Post. “Os sonhos são realmente estranhos”. Por exemplo, ela sonhou que tinha um marido com três braços, e uma noite teve um sonho tão vívido sobre um corte de cabelo desastroso, que quando acordou estava convencida que tivesse realmente acontecido.


A melatonina é um hormônio que sinaliza o cansaço para nosso corpo. Ela é produzida naturalmente quando a noite se inicia, ou quando começa a escurecer (com a ausência de luz). A melatonina sintética, produzida em laboratório e utilizada como suplemento, pode ser usada para tratar distúrbios do ritmo circadiano ou o jet lag. (Leia mais sobre ritmos e jet lag na página sonilóquio, sobre os transtornos do sono)

Hagi começou a tomar melatonina sem prescrição* para regular seu horário de sono. Disse que já sabia que algumas pessoas relatavam sonhos bizarros, mas que não imaginou quão estranha seria sua experiência.

Como sua experiência – e a de tantos outros – pode ser explicada pela ciência e opinião médica? Nós perguntamos para dois especialistas do sono.

O contexto é tudo

Dr. Rafael Pelayo, professor de medicina do sono da Universidade de Stanford, disse não acreditar que a melatonina em si possa causar sonhos estranhos.

“Quem toma melatonina? Alguém que está com dificuldades para dormir. E, uma vez que você toma alguma coisa para dormir, quando começa a dormir mais e melhor, então passa a ter o que chamamos de rebote de sono REM”, ele diz.

Isso significa que seu corpo “busca recuperar” uma fase do sono conhecida como REM (do inglês, rapid eye movement), do movimento rápido dos olhos, que é caracterizada por um aumento nos níveis (na rapidez) das ondas cerebrais. (Leia mais sobre o sono REM na página sonilóquio, sobre o sono)

Indivíduos normais que tomam melatonina em um ambiente controlado, como em uma clínica do sono, não passam mais tempo sonhando ou em sono REM, Pelayo adicionou. Isso sugere que não há qualquer propriedade na melatonina que leve as pessoas a ter mais ou menos sonhos estranhos.

Mais REM = mais sonhos

Dr. Sanjeev Kothare, médico do sono da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, concordou que o papel da melatonina no sono REM poderia contribuir para os sonhos. “A melatonina, invariavelmente, provoca mais sono REM, um fenômeno circadiano normalmente associado à consolidação de memória”, ele disse. “Uma maneira de isso acontecer é através do sonho, por isso as pessoas que tomam melatonina experienciam mais sonhos.”

Mas, e quanto a bizarrice dos sonhos?

“Mais sono REM, maior a probabilidade de se sonhar”, diz Pelayo. “E a maioria dos sonhos são bizarros. Essa é a melhor explicação que posso pensar para esse fenômeno.”

Segundo Kothare, os sonhos geralmente são incoerentes porque o sono REM, evolutivamente, é um fenômeno que surge da parte mais primitiva, mais “reptiliana”, de nosso cérebro, e não do córtex pré-frontal, que produz o pensamento racional.

Para as pessoas que passam a ter sonhos bizarros quando tomam melatonina, Kothare sugere que tentem usar uma dose menor. “Eu suspeito que a ocorrência de sonhos bizarros tende a diminuir com o passar do tempo, conforme o horário e padrão de sono forem regularizados”, diz Pelayo.

É importante ressaltar que a melatonina não é um tratamento específico para a insônia, mas pode ajudar a resetar o relógio (biológico) interno.

*No Brasil, a ANVISA ainda não liberou a melatonina, mas nos Estados Unidos ela é vendida sem prescrição médica, como suplemento.

FONTE: http://www.huffingtonpost.com/entry/crazy-melatonin-dreams_us_56fd59e6e4b0a06d58051de8

4.504 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page