Terapia Digital

Aplicativos que oferecem terapia digital através de novas tecnologias como o 'Chatbot' prometem revolucionar os serviços de saúde na próxima década.

 

Um Chatbot - do inglês 'chat' (conversa) + 'bot' (robô) - é um programa de computador desenvolvido com o uso de Inteligência Artificial, para encontrar respostas e executar tarefas de forma automatizada.

  

Terapia digital não é e NÃO SUBSTITUI PSICOTERAPIA, seja online ou presencial. No caso da terapia digital do Vigilantes do Sono - você pode ler mais sobre sua criação aqui em nosso blog ou visitando diretamente o site do Vigilantes - ela foi desenvolvida essencialmente como uma primeira linha de tratamento para a insônia. Já é muito comum em outros países, mas ainda não existia no Brasil ou em português.

 

Os principais focos da terapia digital são:

Prevenção - Acessibilidade - Sustentabilidade

 

Psicoterapia Online

A psicoterapia online foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018, com permissão de atendimento à distância pelo profissional de Psicologia por tempo indeterminado.

O atendimento online não tem o objetivo de substituir o acompanhamento presencial, mas aparece como uma alternativa válida diante de algumas situações, como por exemplo quando há indisponibilidade de profissionais especializados na cidade onde o paciente se encontra; no caso de pessoas que moram no exterior e querem passar por acompanhamento a partir de seu idioma nativo; entre outras situações que podem ser avaliadas caso a caso em decisão compartilhada psicóloga(o)/paciente.

Por outro lado, a modalidade online não deve ocorrer em algumas situações, como no caso do atendimento de crianças, de pessoas que sofrem por estresse pós-traumático, ou sabidamente apresentem tendências suicidas. 

 

O Conselho Federal de Psicologia esclarece que pessoas em situação de emergência devem ser atendidas presencialmente.

 
 

ATENDIMENTO CLÍNICO

Psicoterapia

Orientação Vocacional

ATIVIDADES DE ENSINO

Grupo de Estudos

Supervisão

 

Psicoterapia em Grupo

Enquanto dispositivo terapêutico, a psicoterapia em grupo pode obter  resultados muito efetivos, com aplicabilidade específica e que se diferencia da modalidade individual!

Psicoterapia para Crianças

Há uma máxima em psicologia de que as crianças são o sintoma familiar. Por isso, a psicoterapia dedicada aos pequenos deve, preferencialmente, se iniciar com pais e/ou cuidadores! 

 

Todos os direitos reservados.

  • Canal PsiSono
  • Fanpage PsiSono
  • @psi.sono
  • @psisono