Eis o vídeo
mais recente
do canal
Se inscreva 
 
 
Se inscrevendo você incentiva o PsiSono e ajuda as informações veiculadas aqui chegarem a quem precisa!
Também poderá receber avisos sobre novos vídeos se quiser!
Basta clicar no ícone do YouTube e criar uma conta caso ainda não tenha.
 
Veja alguns dos vídeos que fizeram e fazem a história do canal PsiSono, com temas centrais para a psicologia e a medicina do sono.
- Sobre a higiene do sono
- Sobre remédios para dormir
- Sobre a melatonina
- Sobre sono e câncer
- Sobre sono e arte
Série"Insônia"
Parte 1 - Diagnóstico - Já ouviu falar em insônia? Na parte 1 da série, falamos sobre como identificar se estamos com insônia. 
Parte 2 - Condicionamento - Lígia faz retificações e Laura conceitua condicionamento, como contribuição da Psicologia no estudo de comportamentos que intensificam a insônia. A cama pode se tonar um lugar bastante incômodo, sabia?! 
Parte 3 - Ritmos - A dupla faz um diálogo sobre como diferenciar distúrbio de ritmo e insônia. Os impactos de mudanças cotidianas, a importância do dia e da noite na produção de hormônios. Cada um tem um ritmo vigília-sono, entendeu Lígia?! E você?! 
Parte 4 - Tipos e Comportamentos - Laura está inspirada! Retoma assuntos de vídeos anteriores, como a importância da higiene do sono. Estabelece uma relação direta com o temível aparecimento da insônia! Às vezes, a insistência em certos comportamentos, humores e pensamentos pode levar definitivamente à insônia. O feitiço vira contra o feiticeiro! Nossa tanta coisa pra falar!!!
Parte 5 - Para a Psicanálise - Depois das contribuições da medicina do sono e da psicologia comportamental, a série não poderia deixar de citar a psicanálise. Laura nos conta que Freud afirma ser a insônia uma das manifestações da angústia. Lígia se empolga e faz relação entre privação de sono - ausência de sonho - ausência de discurso, da palavra. O bate papo, em associação livre, foi animado! Vai perder essa?
Parte 6 - Habilidades Sociais - “Quem não se comunica se trumbica”, inclusive na qualidade do sono, acredita?! Pois é... Com a visita de nossa querida Mônica Müller, com suas observações em 19 anos de clínica..., nos conta que pacientes insones possuem também dificuldades em habilidades da comunicação, e que esta pode estar diretamente associada à insônia. As canecas e cadeiras se agitam, Renatha e Laura ficam bastante curiosas. Você ficou? Eu também! Aperta o play e gira essa Roda :)! 
Parte 7 - TCCi - O bate papo do trio de psicólogas do sono continua! No vídeo anterior Mônica Müller comenta sobre a relação de habilidades na comunicação e a insônia. Laura e Renatha querem saber mais e ela explica sua principal ferramenta de intervenção: a terapia cognitivo comportamental e suas derivações. Porém, não basta a aplicação da técnica, o paciente também deve aderir e estar disposto a enfrentar mudanças, medos e o que mais surgir nesta jornada rumo ao sono de qualidade. Você vai ficar fora dessa?! Aperte o play e gire essa Roda de insight! 
Parte 8 - Mais sobre TCC e Psicoterapia - “A insônia é uma vingança da mente por todos os pensamentos que eu evitei durante o dia” relembra Dra Renatha Rafihi. Sim! A roda voltou a girar com o trio de doutoras em psicologia do sono neste vídeo imperdível sobre TCCi (terapia cognitivo comportamental para insônia). Mônica Müller descreve o conceito, a importância, porém faz a ressalva de que as vezes é preciso psicoterapia após as sessões de TCCi (inclusive com outros profissionais devidamente treinados). Laura enfatiza bem esse ponto trazendo a contribuição e a provocação quanto aos motivos da insônia, quanto aos condicionamentos. É muito bom! Não perca! Aperta o play e seja sempre bem-vind@!
Parte 9 - Sonolência ou cansaço? - Você sabe a diferença entre sonolência e cansaço? Acha que são a mesma coisa? O trio de doutoras em sono explica de forma simples suas singularidades, dando exemplos de comportamentos e fenômenos de cada um. Saber diferenciá-los é um grande passo para a tomada de decisões rumo à promoção da qualidade de sono. Quer que eu conte? Não, não! Aperta o play e faça a Roda de Insight girar!!
Parte 10 - Restrição do sono na cama - Ohhh produção ... de novo esqueceu de ligar o microfone??!! Tá dormindo bem?!! Brincadeiras à parte , esse vídeo está imperdível! O trio das megas especialistas em psicologia do sono traz questões muito relevantes sobre o comportamento da grande maioria dos insones: adiar o tempo de ir para a cama. Você acha que adianta? Quanto tempo efetivamente se dorme nessas condições? Saiba como preparar um excelente suco com uma certeira dosagem de polpa e água. Polpa e água?! Suco?! O que tem a ver com restrição do sono?! Ficou curios@? Aperta o play e seja sempre bem-vind@.
 
 
1ª Temporada: "Porque Sonhamos"
Parte I - No vídeo inaugural da série Porque Sonhamos,  falamos sobre a origem dos estudos na área, quando a psicologia e seu maior estudioso da época se localizam. E mais: o que fez a nossa Laura querer iniciar os seus estudos em sono. Descubra também esse porquê! Seja bem-vindo(a)!
Parte II - A parte 2 prossegue com o debate da contribuição de Freud para os estudos da Medicina do Sono, no Século XX, e destaca a função do sonho para a organização da vida mental e integridade psíquica. Dá logo o play aí, seja bem-vindo(a)!
Parte III - A parte 3 da série está fantástica! Laura pega Ligia de surpresa: inverte a lógica do entrevistado e entrevistador, desenrolando um papo sobre a função do sonhar e a relação entre sono e sonho. Não fique de fora deste debate, se inscreva no canal e faça também sua pergunta!
Parte IV - A relação entre sono e sonho está em debate na 4ª parte da série. Laura nos conta sobre a privação de sono e a diminuição da oportunidade de sonhar, com suas consequências. Quer saber mais, esperamos por você!
Parte V - Por que não me lembro do sonho? Não tenho memória por causa disso? Essas questões entre memória e sonho foram as que mais recebemos e não poderíamos deixar de respondê-las nesta 5ª parte da série Porque Sonhamos. Acompanhe!
 
Série: "Sono e Infância"
A Roda de Insight tem a satisfação de receber, como diz Laura, “nossa mais que especial”, Renatha Rafihi, doutora em Psicologia do Sono em crianças. No primeiro vídeo, a estudiosa conta sobre seus trabalhos, pesquisas e doutorado (que muito nos interessou!!) baseado na queixa dos pais: a dificuldade das crianças em iniciar ou manter o sono. Levanta importantes discussões referentes à problemas no momento de dormir e despertares noturnos. Equivalências de estímulos e aprendizagens na rotina do sono dos pequenos. Afirma nossa especialista: a maioria dos problemas na infância é comportamental. A criança protesta pra ir pra cama! Faz birra! O papo flui, as canecas tilintaram. Você não vai perder neh?! 
Confira a seguir o vídeo que fecha a primeira fase da série Sono e Infância, em que conversamos sobre o livro da Dra. Renatha, que ela testou a eficácia durante o seu pós-doutorado, intitulado "Dormindo com Rafi: boa noite filhote". 
Pode clicar aqui para acessar a playlist na íntegra no youtube!
Seja bem-vind@! Participe, deixe seu comentário!
Outras Playlists do canal PsiSono
Distúrbios do Sono
Inclui os vídeos sobre a apneia do sono e sobre pesadelos, também a análise de uma peça de teatro chamada "INSONES" que a Lígia e a Laura foram assistir no Sesc um dia desses; e muitos vídeos ainda virão para completar essa playlist. É muito assunto! Participe, deixe seu comentário, nos envie uma pergunta ou ideia de assuntos que gostaria de assistir aqui!
TDAH e Psicopedagogia do Sono
Os vídeos dessa playlist são MUITO especiais! Neles temos a presença ilustríssima de nossa pedagoga favorita, Ana Flora Franco de Siqueira, a querida "Tia Mô", que há mais de 20 anos se dedica à educação e alfabetização de crianças de 4 a 10 anos. 
O convite para que a tia Mô viesse até os estúdios PsiSono participar das Rodas de Insight, foi motivado pelo documentário do Netflix "Take your Pills", que comentamos no vídeo que está logo no início dessa página do canal. Muito se fala em déficit de atenção e hiperatividade e do uso do metilfenidato (ou ritalina), e nós quisemos trazer a visão de quem lida com essas crianças na prática, e de como isso chega na escola. Clica aqui pra conferir!
 
 
Se gostou e ainda não se inscreveu no canal psisono no YouTube, se inscreva, incentive essa ideia, compartilhe com familiares, amigos, conhecidos e ajude para que informações relevantes cheguem a quem precisa
Para se inscrever, é simples, basta clicar no ícone do YouTube aqui embaixo e poderá criar uma conta caso ainda não tenha uma.
ENVIE SUA PERGUNTA 
Envie sua pergunta

Todos os direitos reservados.

  • Canal PsiSono
  • Fanpage PsiSono
  • @psi.sono
  • @psisono