top of page
  • Foto do escritorPsiSono

A terapia cognitivo comportamental


Confira nossa entrevista de abertura, com Karina Haddad, psicóloga do Instituto do Sono, nos contando brevemente seu ponto de vista do porque psicologia para o sono, e sobre a terapia cognitivo-comportamental.


“No Brasil, 76 milhões de homens e mulheres têm problemas para dormir. Deles, 22,8 milhões são insones crônicos, quando a tortura de não "pregar os olhos" se repete três vezes por semana, por no mínimo três meses.

Até recentemente a grande esperança da medicina contra as noites em claro concentrava-se, sobretudo, nos remédios. O tratamento com medicamentos tem eficiência comprovada e os inevitáveis e indesejáveis efeitos colaterais. Por essa razão, ganha espaço nos consultórios médicos o uso da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para o controle da insônia.

Boa parte das pessoas tem insônia não por ser vítima de algum desequilíbrio químico no cérebro, mas simplesmente por estar condicionada a dormir errado. Outro fator de extrema importância é o emocional, que afeta diretamente o sono e por ele é afetado. Sono e humor caminham juntos, se um desequilibra, atinge o outro, comprometendo a longo prazo a qualidade. O objetivo da terapia cognitivo-comportamental (TCC) é, por meio de mudanças de crenças e hábitos, reprogramar o cérebro para re-ensiná-lo a adormecer. Nos Estados Unidos, desde 2005 a TCC passou a ser considerada também o tratamento-padrão para a insônia. Os estudos mais recentes mostram que, a longo prazo, a terapia muitas vezes é mais eficaz do que os medicamentos.

Quando foi criada, nos anos 60, pelo psiquiatra americano Aaron Beck, a TCC destinava-se ao tratamento de distúrbios psíquicos, em especial a ansiedade e as fobias. Para seus criadores, tais afecções, em geral, surgem da interpretação errônea do mundo concreto. Por meio da higiene do sono, o método visa 'desligar' os comandos cerebrais associados aos pensamentos distorcidos e 'desconstruir' as obsessões relacionadas ao sono que geram mais ansiedade e hiperalerta.”

Karina Haddad é nossa convidada especialista.

Psicoterapeuta cognitivo-comportamental, formada em psicologia pela PUC-SP. Tem especialização em Medicina Comportamental e Neuropsicologia pela UNIFESP, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Técnicas cognitivas-CATREC pelo Albert Ellis Institute de Nova York, curso multiprofissional em Sono pelo Instituto do Sono, e especialização em Bioenergética e terapia corporal no Instituto Vida e Consciência. Atualmente trabalha na clínica do Instituto do sono e no ambulatório da Unifesp (Psicobiologia), com individuais e em grupo.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page