top of page

PSICÓLOGASDO

SONOCONTRA

COVID19

Somos um grupo formado por 19 profissionais de psicologia, de diversas regiões do Brasil, com certificação em Psicologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Nesta ação integrada buscamos auxiliar profissionais de saúde que estão trabalhando diretamente no combate à pandemia do coronavírus e que estão enfrentando alterações ou desordens relacionadas ao sono. Trata-se de uma ação conjunta e voluntária em que nos disponibilizamos à atender os profissionais de forma gratuita, através de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Sobre a ação

CADASTRO PARA ATENDIMENTO

Para ser atendida(o) acesse o link abaixo e você será redirecionada(o) para um formulário de triagem. Neste primeiro momento, queremos conhecer um pouco de você e de suas atividades, além das principais características do seu padrão de sono e das dificuldades que vem enfrentando.

 

Após recebermos e processarmos seus dados, um(a) psicólogo(a) disponível entrará em contato. Todos os profissionais estão habilitados para prestar atendimento online, autorizados pelo Sistema Conselhos de Psicologia (https://e-psi.cfp.org.br/).

 

Os atendimentos são gratuitos, têm duração de até 50 minutos e não se configuram como psicoterapia, mas como atenção psicológica / aconselhamento profissional. Caso haja a indicação ou necessidade de psicoterapia, será realizado um encaminhamento para serviços do seu estado de referência. 

Cadastro

QUEM SOMOS

Katie_edited.jpg

Profa. Dra. Katie Almondes

  • LinkedIn - Katie Almondes
  • Facebook - círculo cinza

CRP 17/0644

A Dra. Katie é autora da ação PsiSono contra a COVID19 e nos coordena.

Ela é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como docente do Departamento de Psicologia e da Pós-graduação em Psicobiologia.

É psicóloga da saúde/hospitalar (urgência e emergência), psicóloga do sono e neuropsicóloga do envelhecimento.

Quem somos

CONSENSO SOCIEDADES DE SONO

A Federação Latino-Americana das Sociedades de Sono (FLASS) organizou um documento com recomendações para a prática da Medicina e da Psicologia do Sono em face à pandemia.

 

A versão original do documento está em espanhol, mas já temos a tradução em português organizada pela Profa. Dra. Katie Almondes, que compõe a diretoria da FLASS.

FLASS.jpg
Consenso

DIRETRIZES DE ATENDIMENTO

As atividades desenvolvidas pelas Psicólog@s do Sono contra a COVID19 estão embasadas pelo código de ética do psicólogo, e seguem as resoluções apresentadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para os atendimentos online: Resolução CFP nº 11/2018, que dispõe sobre a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de TICs, e seguindo a recomendação do dia 24 de março de 2020 sobre a suspensão das atividades profissionais da categoria na modalidade presencial - com exceção àquelas que sejam, comprovadamente, de caráter emergencial; e ainda seguem a resolução nº 4, de 26 de março de 2020.

1. Sobre o Sigilo e a Confidencialidade: Em seu Artigo 9º, o Código de Ética Profissional do Psicólogo prevê que: “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional”. 

2. Sobre a Qualidade dos Serviços Prestados: O Princípio Fundamental VI do Código de Ética Profissional do Psicólogo prevê que: “O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada”.

 

3. Sobre a Oferta Exclusiva de Serviços Regulamentados: O Artigo 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, que aponta as vedações à prática psicológica, diz que, às(aos) psicólogas(os), não é permitido “prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão”.

4. Sobre a modalidade de Atendimento online (Resolução CFP nº 11/2018): Visando evitar o alastramento da pandemia da COVID19, o CFP possibilitou que Psicólogas(os) prestem atendimento à distância (teletrabalho, atendimento online, atendimento telefônico, orientações por e-mail, etc.) sem a aprovação prévia do cadastro ePsi. Porém, permanece a obrigatoriedade da realização do cadastro no e-psi.cfp.org.br. A flexibilização de iniciar os atendimentos antes da análise do cadastro pelo seu Conselho Regional está prevista apenas para os meses de março e abril. 

5. Sobre a Obrigatoriedade da Produção de Registros Psicológicos: Conforme o Artigo 14 do Código de Ética Profissional do Psicólogo: “A utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica obedecerá às normas deste Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado”

bottom of page